A correta distribuição da luz natural é um ponto imprescindível para o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores de um imóvel. Neste artigo, você vai saber tudo sobre a posição solar.
Siga conosco e saiba o que é esse conceito, quais são as suas variações e qual delas é a melhor para um apartamento. Boa leitura!
Como o próprio nome indica, a posição solar se refere ao posicionamento das aberturas de uma construção em relação ao sol. O ponto de partida para compreender o que isso significa está no local onde fica a fachada do empreendimento.
Os imóveis orientados à leste, por exemplo, têm a frente dos seus apartamentos voltados a essa direção. Mas, isso não se refere ao todo, já que cada ambiente do local terá o seu próprio direcionamento e receberá raios solares de acordo com essas orientações.
A boa incidência de sol nos imóveis está diretamente ligada ao conforto térmico. No dia a dia, isso não dá espaço para o mofo e a umidade, que podem causar alergias e estragar móveis.
A posição solar possui quatro “tipos”, a partir dos pontos cardeais:
Norte
É a queridinha da maioria das pessoas, uma vez que recebe mais raios de sol ao longo de todo o ano. No verão, a luminosidade incide sobre a face Norte pela manhã e, no inverno, o dia inteiro.
Sul
É a que menos recebe a iluminação solar durante o ano, independentemente da estação. Se você deseja ter cômodos com uma boa incidência de luz natural, evite imóveis voltados ao Sul.
Leste
O sol nasce a Leste e, nesse caso, os seus raios incidem principalmente pela manhã. A luminosidade na primeira parte do dia é amena e não costuma atrapalhar a rotina.
Oeste
Nesse caso, o apartamento recebe a iluminação vinda do astro rei à tarde. Mais forte, os raios costumam deixar os ambientes quentes, o que exige atenção à ventilação.
Muitos especialistas são unânimes em dizer: a posição solar ideal é aquela que tem equilíbrio, como tudo na vida. Ou seja, a receita de sucesso está na entrada de luz solar nem em excesso, nem em falta.
Desse modo, as posições Norte e Leste se destacam. Em ambas, a luminosidade natural moderada é a protagonista, sem atividade capaz de causar mofo e umidade, bem como danificar móveis, pisos e pinturas.
Portanto, na hora de escolher o seu apartamento, fique ainda mais atento a essas posições. Combinado?
Oren Empreendimentos © Todos os direitos reservados.